“Minha escola colorida:oficina de pintura mural”

O Projeto "Minha escola colorida: oficina de pintura mural" está atendendo a E.M.E.F Marcos Emilio Verbinnen e até o final do mês contemplará também a EMEF Vitor Meirelles que se localizam em áreas periféricas de Jaraguá do Sul/SC. Este projeto recebeu apoio do Fundo Municipal de Cultura de Jaraguá do Sul no edital 01/2010 e é ministrado por sua idealizadora (eu mesma)e recebe apoio também de outros artistas, professores e funcionários das escolas.
São 120 alunos envolvidos diretamente com o projeto nas escolas e eles participam de todas as etapas da execução. Antes de sair pintando os muros, os alunos participam de uma oficina na qual aprendem sobre a história da pintura mural (desde a antiguidade à contemporaneidade), escolhem o tema, discutem com seus colegas, desenvolvem desenhos e experimentam a combinação de cores e possibilidades de composição.


O intuito do projeto é de aprofundar a relação do aluno com sua escola, despertando sentimento de orgulho e z 

elo para com a sua escola, e ensejando ao aluno fazer parte de um trabalho executado de maneira coletiva e cooperativa, ao mesmo tempo desenvolvendo e aprimorando habilidades em artes plásticas. O resultado final do projeto manifesta a própria função social da arte, integrando a comunidade em torno de um discurso simbólico.
É de conhecimento geral que a atividade artística contribui para o desenvolvimento do indivíduo nos mais variados aspectos. Entre eles, podemos citar: capacidade de observação, memória, concentração, raciocínio, organização, disciplina e coordenação motora. Tais aspectos não se restringem ao domínio da arte, isto é, contribuem, conforme o nível de aprofundamento de experimentação, para um melhor aproveitamento intelectual nas mais diversas tarefas que o indivíduo encontrará em seu futuro acadêmico, profissional e até mesmo social.


Em outras palavras, estimular a criança e o adolescente por meio de linguagens artísticas tem um direto relacionamento, e quase sempre positivamente, com o desenvolvimento da maturidade, do caráter, da personalidade e da inteligência do cidadão.

Provar isso não é uma tarefa difícil. Quanto mais estimulado, mais experimentado, mais treinado, mais, enfim, preparado, mais o indivíduo terá posse intransferível daquilo que é possivelmente o maior valor para a humanidade: o conhecimento.

Isso posto, é de se frisar que além dos benefícios de uma infância e adolescência saudável e prenhe de experimentação das mais diversas, como é a arte em geral, o jovem poderá ter, a partir desta oficina oferecida a possibilidade de desenvolver e expressar dois elementos de importância fundamental para ele: sua própria sensibilidade artística e criatividade, além da oportunidade de comunicar-se com sua comunidade local.







2 comentários:

  1. muito show! amei... vai em frente garota! sucesso pra vc e teus projetos!!!

    ResponderExcluir
  2. Parabéns!!!! é um belo projeto!
    Aflorar arte ainda cedo na vida, edifica o caráter!!!
    Sucesso!!

    ResponderExcluir