atuação

Violeta Polo participa de exposições de arte desde 1996 em locais como nos Centros Culturais de São Paulo, de Santo André, de São Vicente e Jaraguá do Sul e no Instituto de Artes da UNESP, apresentando parte de seu trabalho plástico: esculturas em diversos materiais, gravuras, pinturas, fotografias e instalações.

Desde 1999 passou a atuar também na organização e montagem de exposições de arte, assinando curadorias realizadas no IA/UNESP, bem como a atuar em espetáculos teatrais fazendo cenografia, iluminação cênica e figurinos.

Como parte da atuação acadêmica participou em mais de dez dos principais congressos científicos em vários estados brasileiros e na Argentina como também publicou diversos artigos em periódicos e revistas especializadas. Ministrou aulas de História da Arte no Instituto de Artes da Unesp/SP apresentando diversas palestras e monitorando alunos em visitas a exposições de arte, tendo, também, realizado curso de curta duração sobre Arte Moderna na mesma instituição.

A partir de 2006, passou a residir em Jaraguá do Sul, onde abriu seu próprio ateliê e se dedica à pesquisa de materiais e produção artística em várias técnicas. A partir de 2008 passou a participar de diversos projetos artísticos e educacionais da região. Atualmente leciona na SCAR e FAMEG-UNIASSELVI.