formação e atuação

Violeta Polo inaugurou sua trajetória artística participando das oficinas e exposições coletivas no Centro Cultural São Paulo a partir de 1996.

Em 1999 ingressou no curso de Bacharelado em Artes Plásticas da UNESP onde passou a organizar eventos, curadorias e expor esculturas, gravuras, pinturas, fotografias e instalações dentro e fora da UNESP. Nesse período também ingressou no meio teatral e musical realizando trabalhos de comunicação visual, cenografia, iluminação cênica e figurinos para espetáculos.

Entre 2001 e 2006, dedicou-se a pesquisa acadêmica sobre expografia, sendo contemplada com bolsa da FAPESP durante a Iniciação Cientifica e no Mestrado, tendo sua pesquisa prêmiada. Participou em mais de dez dos principais congressos científicos em vários estados brasileiros e na Argentina como também publicou diversos artigos em periódicos e revistas especializadas. Entre 2004 e 2005 ministrou um curso de curta duração sobre Arte Moderna, diversas palestras e monitorias em exposições de arte como parte integrante da cátedra de História da Arte no Instituto de Artes da UNESP.

Em 2006 abriu seu próprio ateliê em Jaraguá do Sul-SC, no qual até hoje desenvolve pesquisa de materiais, técnicas e linguagem artísticas voltadas a pintura e escultura. Expondo seus trabalhos principalmente no SESC e Associação de Artistas Plásticos de Jaraguá do Sul, onde também ganhou vários prêmios.

Paralelamente atuou em diversos projetos artísticos e educacionais na região. Entre 2011 e 2012 assumiu a cátedra de História da Arte e Metodologia Visual na Fameg-Uniasselvi. Entre 2008 e 2017 ministrou a Oficina de Artes Plásticas da SCAR capacitando professores de artes, profissionais de design e atendendo crianças e adolescentes dos quais muitos optaram por seguir carreira artística.